1) Como o Método Clínico pode intervir no andamento da entrevista? <- Fabrício, rele esse pergunta. O método clínico é a própria entrevista.
O método clínico permite que através do acompanhamento do raciocínio e da exploração do pensamento, seja capturado uma espécie de filme das operações mentais que o entrevistado realiza para compreender algo. Faz com que o entrevistado consiga uma construção significativa mais elaborada do problema. E a utilização do Método Clínico permite explorar esse pensamento, organizá-lo e dissecá-lo para se compreenderem as significações que estão em jogo, as inferências envolvidas e a mobilidade do raciocínio empregado. Gostei dessa resposta. PEgou o que diz o texto, reescreveu em cima. Boa técnica.
2) O que caracteriza a mudança de comportamento dos sujeitos que estão no grupo 3 para o grupo 4? <- Boaa
A mudança de comportamento se dá através da introdução do cálculo. No grupo 3, até então acreditava-se que a manutenção do perímetro implicava também a conservação da área, mas, após a introdução do cálculo, ele desconstrói essa implicação. Permitindo rever suas interferências anteriores pare reorganizar seus julgamentos. O fato de não verificar nos objetos suas inferências anteriores abre a possibilidade da procura por novas explicações. (grupo 4) Perfeito.
3) De que forma as perturbações dos experimentos podem transformar as ideias dos sujeitos? ok
As perturbações do experimento podem desenvolver regulações que levam à procura da explicação, uma vez que dão destaque às lacunas existentes no modelo de significação do sujeito. Uma perturbação pode ser responsável pelo surgimento de uma regulação e quanto mais ativa esta for, mais apresentará compensação à perturbação que lhe deu origem. As regulações ativas implicam escolhas, o que supõe uma consciência das possibilidades, podendo se desdobrar até à tomada de consciência das coordenações (Piaget, 1977). Os sujeitos são capazes de construir implicações e desenvolver maiores inferências quando pensam o problema, refletem sobre os conteúdos e testam suas hipóteses. ok, cuidado para reescrevr e não usar cópia fiel.
4) “Os objetos usados no experimento que realizamos dificultam a assimilação do sujeito à medida que exigem a construção da negação das implicações aparentes, o uso de diversas e simultâneas relações bem como a construção de noções que são aprendidas em processos de memorização.” Explique esta frase contida no texto.
O texto cita exemplos para a explicação desta frase tais como: cada vez que variamos a forma de um quadrilátero pela modificação do formato do fio, a área sofre uma modificação, mas o perímetro permanece intacto. Além disso, de início, os dados perceptivos sugestionam o erro, pois é difícil perceber as pequenas variações realizadas. Durante a aplicação da prova indagamos muito o sujeito, exigimos que realizasse diversas coordenações, propusemos muitas transformações e o colocamos em condições de conflito. Todas essas situações corroboram uma confusão dos processos de pensamento, os quais precisam responder de imediato a problemas com os quais os sujeitos não haviam se preocupado muito. O grau da novidade e da complexidade da tarefa parece ser um empecilho para as coordenações do sujeito, que precisa lidar com essas características do experimento e construir modelos de representação para interpretar o problema. A idéia que continuaremos a defender é que os conteúdos envolvidos influenciam na construção de um jogo de implicações que concebe esse modelo em termos de significação.
Raquel,
Fizeste boa leitura do texto e vejo que dedicou certo empo as resposta. É disso que precisamos. Apenas, atenção aos prazos.
JA
O método clínico permite que através do acompanhamento do raciocínio e da exploração do pensamento, seja capturado uma espécie de filme das operações mentais que o entrevistado realiza para compreender algo. Faz com que o entrevistado consiga uma construção significativa mais elaborada do problema. E a utilização do Método Clínico permite explorar esse pensamento, organizá-lo e dissecá-lo para se compreenderem as significações que estão em jogo, as inferências envolvidas e a mobilidade do raciocínio empregado. Gostei dessa resposta. PEgou o que diz o texto, reescreveu em cima. Boa técnica.
2) O que caracteriza a mudança de comportamento dos sujeitos que estão no grupo 3 para o grupo 4? <- Boaa
A mudança de comportamento se dá através da introdução do cálculo. No grupo 3, até então acreditava-se que a manutenção do perímetro implicava também a conservação da área, mas, após a introdução do cálculo, ele desconstrói essa implicação. Permitindo rever suas interferências anteriores pare reorganizar seus julgamentos. O fato de não verificar nos objetos suas inferências anteriores abre a possibilidade da procura por novas explicações. (grupo 4) Perfeito.
3) De que forma as perturbações dos experimentos podem transformar as ideias dos sujeitos? ok
As perturbações do experimento podem desenvolver regulações que levam à procura da explicação, uma vez que dão destaque às lacunas existentes no modelo de significação do sujeito. Uma perturbação pode ser responsável pelo surgimento de uma regulação e quanto mais ativa esta for, mais apresentará compensação à perturbação que lhe deu origem. As regulações ativas implicam escolhas, o que supõe uma consciência das possibilidades, podendo se desdobrar até à tomada de consciência das coordenações (Piaget, 1977). Os sujeitos são capazes de construir implicações e desenvolver maiores inferências quando pensam o problema, refletem sobre os conteúdos e testam suas hipóteses. ok, cuidado para reescrevr e não usar cópia fiel.
4) “Os objetos usados no experimento que realizamos dificultam a assimilação do sujeito à medida que exigem a construção da negação das implicações aparentes, o uso de diversas e simultâneas relações bem como a construção de noções que são aprendidas em processos de memorização.” Explique esta frase contida no texto.
O texto cita exemplos para a explicação desta frase tais como: cada vez que variamos a forma de um quadrilátero pela modificação do formato do fio, a área sofre uma modificação, mas o perímetro permanece intacto. Além disso, de início, os dados perceptivos sugestionam o erro, pois é difícil perceber as pequenas variações realizadas. Durante a aplicação da prova indagamos muito o sujeito, exigimos que realizasse diversas coordenações, propusemos muitas transformações e o colocamos em condições de conflito. Todas essas situações corroboram uma confusão dos processos de pensamento, os quais precisam responder de imediato a problemas com os quais os sujeitos não haviam se preocupado muito. O grau da novidade e da complexidade da tarefa parece ser um empecilho para as coordenações do sujeito, que precisa lidar com essas características do experimento e construir modelos de representação para interpretar o problema. A idéia que continuaremos a defender é que os conteúdos envolvidos influenciam na construção de um jogo de implicações que concebe esse modelo em termos de significação.
Raquel,
Fizeste boa leitura do texto e vejo que dedicou certo empo as resposta. É disso que precisamos. Apenas, atenção aos prazos.
JA
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