De acordo com o texto “O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem” de João Alberto da Silva a escola não leva em consideração a subjetividade de cada aluno. A escola crê que todos os alunos estão no mesmo nível de aprendizagem. Com isto acaba por esquecer-se que cada estudante possui um tempo para que consiga apreender o conteúdo gerando sua aprendizagem.
Ao ler o texto pude identificar que em diversos momentos de minha vida como aluno encontrei professores que “optavam” por esta metodologia de ensino. Creio que estes professores não possuíam um conhecimento cientifico <- acento do que estavam fazendo. Apenas seguiam o modelo que foi aplicado a eles pelos seus educadores. Porém utilizavam a saída de que era necessário vencer o conteúdo para não serem cobrados pela direção ou pelos pais e alunos. Como bem foi citado no livro. Muitas destas cobranças ocorrem pelo fato dos alunos concorrem às vagas das Universidades Federais em que os vestibulares são bem concorridos.
Em alguns momentos possuí dificuldades com a língua portuguesa. Isto fazia que com que minhas experimentações nesta disciplina fossem menores. Aumentando o tempo que necessitava para aprendizagem. Na sétima e oitava série principalmente. A professora costumava ser durona. Com esta perspectiva ela acabava por inibir os colegas a fazer alguma pergunta. Quando alguém se aventurava a questionar algum exercício que estava sendo desenvolvido em aula ela apenas dizia que este conteúdo já havia sido trabalhado. Desmotivando qualquer tipo de pergunta que pudesse acontecer naquele momento. Se esta resposta fosse dada com tranqüilidade seria mais fácil de suportar tal fato. Porém nem sempre isto foi tratado assim. Podíamos perceber que em alguns momentos ela se alterava. Não suportando o ambiente naquele momento. Logo quanto mais duvidas eu possuía maior era o tempo que levava para desenvolver a aprendizagem.
Hoje percebo o quanto deixei de aprender por não ter perguntado.
Fabrício,
Percebi o teu esforço em fugir das vírgulas. É esse o objetivo.
Na próxima, foca nos conceitos.
Parabéns,
JA
Nenhum comentário:
Postar um comentário