terça-feira, 12 de outubro de 2010

FRAN para CHELE /// Já respondidas

1. Qual a contribuição do geoplano para o ensino da matemática? Existe um melhor entendimento por parte dos estudantes sobre o conteúdo?

Os resultados expostos no artigo demonstram o quanto o uso de materiais concretos auxiliam na construção de um modelos de significação. Através das operações realizadas com o geoplano os entrevistados puderam construir novas coordenação partido das concepções já existentes referentes a área e perímetro, puderam construir desta forma um modelo de significados para responder aos questionamentos feitos pelo entrevistador. Ok, Michele. E pq os materias concretos auxiliam? É uma casca de banana epistemológica essa minha pergunta, mas tenho certeza que sabes respondê-la!

2. O que são os sistemas de implicações significantes?

Os sistemas de implicação é o conjunto de sentidos, lógica ou razão próprio do sujeito que conduzem as possibilidades de interpretação dos modelos de significação por ele construído. Este sistema é construído a partir das experiências do individuo. ok.

3. Qual a relevância deste estudo para o ensino de ciências?

Assim como no ensino de matemática no ensino de ciências os alunos dominam certo conteúdo, mas, nem sempre conseguem estabelecer conexões com a realidade. Entende-se que a manipulação do material possibilitou conhecer como se estrutura os modelos de significação elaborados pelos sujeitos da pesquisa, esse estudo mostra também o quanto o uso de materiais contribui para a construção de novas coordenações, sendo assim, percebe-se que o emprego dos materiais podem constituir-se como uma importante ferramenta no desenvolvimento do raciocínio lógico em função dos processos de assimilação e acomodação que estes proporcionam ao sujeito. Pensemos juntos: que tipo de conteúdos aprendem os alunso que sabem o algoritmo do cálculo, mas não resolvem a situação proposta? E se tivessem o geoplano em sala de aula? Como, possivelmente, o professor o utilizaria?

4. Qual a relação do texto com a sua proposta de pesquisa?

O artigo faz uma abordagem aos modelos de significação criados para responder as expectativas surgidas quando os sujeitos são postos frente a cálculos de área e perímetro. Nota-se que normalmente os sujeitos conseguem dominar o conteúdo, porém, não conseguem construir explicações elaboradas relacionando área e perímetro, este fato ocorre normalmente por que é dado um foco muito maior ao conteúdo em si do que aos processos de mentais que envolvem o estudo do conteúdo em questão. Este tipo de conduta em que o ensino baseado na centralidade do conteúdo é próprio de um educador que apresenta uma epistemológicas empiristas, além dessa, existem outras duas epistemologias que pautam a conduta docente. O meu projeto de pesquisa busca identificar estes diferentes modelos epistemológicos e pedagógicos a fim de mapear as concepções epistemológicas de professores do ensino universitário.



BJINHOS ÓTIMA SEMANA E BOM TRABALHO¹¹¹¹


Fran, tuas perguntas foram abertas demais e mostram pouca elaboração em cima do texto.
Michele, boas respostas. Seguimos em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário