1) Piaget coloca que o conceito de implicações significantes exprime a existência de uma lógica própria das ações e dos significados. Como podemos aplicar esse processo de significações e significado em sala de aula?
É possível encontrar distintos estados de significação e explicação das situações. Na sala de aula é necessário que se construam conexões entre significados sob a forma de modelos, que atribuam sentido às situações. As conexões entre as significações apresentam um caráter representativo apoiado nos instrumentos semióticos, ou seja, início da função simbólica (ou semiótica), a qual possibilita a evocação de acontecimentos ocorridos no passado e a antecipação de eventos que ainda não ocorreram, é possível criar meios para interpretar a realidade, organizar os problemas em pensamento e atribuir significado às situações. Inicialmente o professor deve demarcar a partir de um levantamento preliminar quais as condições materiais as quais vivem seus alunos e posteriormente buscar nesses elementos questionamentos que orientem para uma base teórica a partir da problematização. Contextualizo esse trabalho em adolescentes e adultos no período operatório formal. O atributo marcante desse período é a capacidade do pensamento se tornar hipotético. Este estádio caracteriza-se pela conquista da reversibilidade completa do pensamento e a distinção entre fenômenos atemporais e temporais, entre fenômenos mecânicos e históricos, ou seja, fenômenos reversíveis e irreversíveis. Assim, elencados os principais temas, formam-se grupos que irão construir um pensamento radical sobre tal situação, pois de acordo com Piaget “o sistema das implicações significantes fornece um elemento que não é compreendido, nem nos objetivos, nem nos meios empregados: é a determinação das razões, sem as quais os sucessos representam apenas fatos sem significados” (1977, p. 179). Acabo de ler um texto diferente da Carla. Interessante saber que tens um lado mais convencional e uma escrita mais apioada (quase com uma muleta) no texto de origem.
2) De que forma esse estudo colabora para aplicabilidade da teoria de Piaget no ensino da Ciência?Cuidado, pergunta muito aberta permite qq resposta?
A característica abrangente de ciências presente na teoria de Jean Piaget conduz a uma procura constante de novos problemas e as possibilidades de redefinirem novas perguntas a fenômenos menos conhecidos ou pouco percebidos. Isto causa surpresa e envolvimento com a sua teoria. <- q bonito isso. É bem isso mesmo.
Mesmo sem preocupações pedagógicas Jean Piaget construiu uma teoria dinâmica que segue, avança, deixando o caminho livre para novas pesquisas e geração de novos conhecimentos sobre a gênese do conhecimento humano. Assim sendo, cada vez que estudamos algo, nossa observação é parcial, pois suas propriedades não se esgotam. Sempre há mais o que verificar.<- PERFECT.
A aplicabilidade para o ensino de Ciências é o fato da teoria piagetiana primar pela experimentação. Uma das perguntas a fazer é: como a criança explica o mundo? Como avança nesta reflexão sobre este universo que não pergunta por nós, mas nós continuamos a perguntar por ele? Este caráter interdisciplinar favorece a compreensão do universo e a criatividade. Sobre isto Einstein deixa uma mensagem: O mais maravilhoso do mundo e também o mais assombroso é que o mundo seja compreensível. Enquanto Piaget complementa que seria a criatividade o instrumento capaz de proporcionar a compreensão deste universo. Criar para compreender. Essa é a possibilidade que o estudo demonstra.
3) O estudo foi desenvolvido através do método clínico investigatico. Porque o autor escolheu este método para relacionar com a teoria de Piaget?
Mesmo sem preocupações pedagógicas Jean Piaget construiu uma teoria dinâmica que segue, avança, deixando o caminho livre para novas pesquisas e geração de novos conhecimentos sobre a gênese do conhecimento humano. Assim sendo, cada vez que estudamos algo, nossa observação é parcial, pois suas propriedades não se esgotam. Sempre há mais o que verificar.<- PERFECT.
A aplicabilidade para o ensino de Ciências é o fato da teoria piagetiana primar pela experimentação. Uma das perguntas a fazer é: como a criança explica o mundo? Como avança nesta reflexão sobre este universo que não pergunta por nós, mas nós continuamos a perguntar por ele? Este caráter interdisciplinar favorece a compreensão do universo e a criatividade. Sobre isto Einstein deixa uma mensagem: O mais maravilhoso do mundo e também o mais assombroso é que o mundo seja compreensível. Enquanto Piaget complementa que seria a criatividade o instrumento capaz de proporcionar a compreensão deste universo. Criar para compreender. Essa é a possibilidade que o estudo demonstra.
3) O estudo foi desenvolvido através do método clínico investigatico. Porque o autor escolheu este método para relacionar com a teoria de Piaget?
Primeiramente porque este método foi desenvolvido por Piaget. A qualidade da coleta de dados está diretamente ligada à construção teórica do experimentador e este assume sua fundamentação em Piaget. Aprender a observar em psicologia constitui um esforço enorme para a maioria das pessoas porque é necessário que tentemos abandonar nossa perspectiva particular, o nosso modo de ver as coisas.
Vejo que o estudo tem como princípio uma abordagem construtivista, relacional e neste sentido, a compreensão de processos de pensamento é essencial. Daí o Método Clínico Piagetiano possibilitar que seja observada a estruturação da inteligência, condutas psicológicas, processos de aprendizagem e competências para a realização de determinadas tarefas. Além de fornecer informações sobre a estruturação do pensamento, é ferramenta para o estabelecimento do diálogo entre professor e aluno, entre experimentador e sujeito de pesquisa, pois através dele, abandonam-se posturas autoritárias para estabelecer um diálogo reflexivo sobre os conteúdos propostos.
Quanto mais o pesquisador conhece os processos e as estruturas do pensamento, melhor ele pode se dirigir durante a sessão clínica. Assim sendo, é indispensável o conhecimento de alguns aspectos funcionais e estruturais do pensamento humano. ok
4) Como este trabalho pode auxiliar no teu projeto de pesquisa?
A interdisciplinaridade. O enfoque interdisciplinar aponta para a característica abrangente de ciências presentes na teoria de Jean Piaget. Esta riqueza possibilita a procura constante de novos problemas e, as possibilidades de redefinir novas perguntas a fenômenos menos conhecidos ou pouco percebidos. Isto causa surpresa e envolvimento com a sua teoria.
Posso dar um pitaco? Acho que mexe no teu projeto quando dá centralidade a questão da ação na constituição do sujeito. Vejo essa mesma centralidade na tua proposta.
Thaís, querida, acho que poderias ter puxado mais a Carla nas perguntas.
Carla, boas respostas, como de costume.
Nenhum comentário:
Postar um comentário