1-No texto foram escolhidos diferentes sujeitos que atuam em diferentes áreas e com diferentes idades, mas todos cursaram as series finais do ensino fundamental sem apresentar dificuldades com os conteúdos de geometria plana.
Nessa caso por que durante a pesquisa alguns tinham mais dificuldades de explicar sobre as mudanças (de área ou perímetro) que ocorriam quando o pesquisador trocava de figura geométrica? <- Boa!
Cada indivíduo assimila e compreende determinado conteúdo de acordo com suas experiências individuais.Depende só das experiências? Que tipo de experiência? Cursar a série em que o conteúdo foi visto não significa que o sujeito seja capaz de organizar as idéias e atribuir significados as situações. <- PERFEITO Além de realizar operações lógico-matemáticas, é necessário atuar sobre o objeto de estudo construindo um conjunto de significações sobre ele. Desta forma o indivíduo não consegue, muitas vezes, interpretar problemas da realidade, pois os conteúdos aprendidos foram estruturados sem que tenha sido atribuído significados a eles.Nao sei se estruturados seria uma boa palavra aqui, pois se estão estruturados deveriam ter significados. Penso que "memorizados" seria mais adequado. Entendi que usaste nesse sentido, mera questão de se fazer entender.
2- ...Piaget e Garcia colocam “toda ação e operação comportam significações e como nenhuma ação ou operação, nem, sobretudo nenhuma significação, permanece em estado isolado, então cada uma delas é solidária de outras, pois existem implicações entre ações ou operações envolvendo suas significações”.
Como fazer uso desses processos de significações nas salas de aulas com alunos tão heterogêneas e numerosas? <- Perfeito.
Mesmo que o processo de significação seja complicado de se utilizar em uma turma numerosa, o fator diversidade exige que seja utilizado. Geralmente uma turma numerosa apresenta resultados de avaliação muito diversificados. Por exemplo, como explicar que uma turma de quarenta alunos se tenha trinta aprovados e dez reprovados. Onde se encontra o problema já que a maioria atingiu a aprovação? As diversas maneiras de aprender dos sujeitos estão relacionadas à suas particularidades. Cada um constrói e organiza suas estruturas a partir das operações que faz sobre o objeto de estudo. aki está a sacada? como permitir na sala de aula que os 40 se estruturem de maneira diferente? Quando propomos situações a serem interpretadas por nossos alunos eles precisam estabelecer relações entre a realidade e o que foi aprendido. Analisando a turma de uma forma generalizada desprezamos os diferentes estados de significação que cada um atribui aos objetos. Devemos estimulá-los a construir e organizar idéias para que eles possam confrontá-las com a realidade. Uma turma numerosa pode ser dividida em grupos para que avaliemos a ação e o conjunto de significações de cada um sobre o objeto. Desses grupos formamos subgrupos que irão afunilando o processo de construção do conhecimento dos indivíduos. Desta maneira, permitiremos que os alunos operem sobre os conteúdos de forma que possam construir significados diante das situações. O trabalho do professor será exaustivo, principalmente por estarmos adaptados ao método tradicional onde o aluno aprende o que ensinamos em detrimento da sua percepção. Os resultados, num primeiro momento não serão tão significativos, visto que o professor também estará diante do novo. O aprendizado exige que os sujeitos construam e organizem seus próprios significados diante dos conteúdos para que possam encontrar relações e explicações diante da realidade.
3-“Os índices visuais ajudam a construir inferências e, após isto, elas mesmas influenciam a leitura dos mesmos dados perspectivos. Isso nos leva a concluir que ambos estão em constante troca, um influenciando o outro: ora os índices perceptivos colaboram na construção das inferências, ora estas determinam a leitura dos índices.”
De que maneira podemos conciliar e explorar os recursos visuais para que eles proporcionem a construção de inferências e o desenvolvimento do raciocínio? Bah, te puxaste hein.
Quando exploramos o visual, permitimos que o aluno visualize o que está sendo pedido para ser feito com cálculos.<- Essa frase tá complicada. Pensaria que nossa de conhecimento tem implícitan essa frase. A construção de inferências surge a partir dos questionamentos que vão sendo feitos e com isso o desenvolvimento do raciocínio. O aluno, muitas vezes, não consegue estabelecer relação entre as inferências que possui, através de cálculos, com o que está visualizando. <- Será que o cálculo simples pode produzir inferências? Neste momento o professor deve explorar o recurso visual através de questionamentos para que o indivíduo possa estabelecer novas inferências e significados sobre o conteúdo. Na busca por explicações as questões oferecidas pelo professor o aluno vai organizando em pensamento os problemas e atribuindo significados as situações. O raciocínio vai desenvolvendo-se durante o processo de significação diante das perturbações. Repensaria essa resposta, ainda que a pergunta seja bem difícil.
4-“O sujeito já antecipa a existência de figu ras diferentes com áreas idênticas, mas não percebe que, nesses casos, o perímetro não pode ser mantido. Em nosso entendimento não se trata de uma incoerência lógico – matemática, mas de uma desorganização devido a relações inferências que são estabelecidas, mas não relacionadas, e, tratando-se de inferências, um caso típico de uma lógica de significações.”
Como proporcionar essa organização, trabalhando a partir da lógica de significações do aluno?
Cada indivíduo possui um conjunto de significações que estabelece quando atua sobre o objeto de estudo. Desta forma, quando se depara com uma situação na qual não identifica as inferências que construiu ele não consegue estabelecer relações que o levem a resolução dos problemas. Podemos oferecer aos alunos diferentes possibilidades de operação que permitam construir novas inferências e significações que o levem a interpretação da realidade. ok, acho importante trazer essas perguntas para discussão na aula.
Cláudia,
Gostei muito das tuas perguntas. Fizeram a Giulia ser reorganizar para respondê-las.
JA
Nenhum comentário:
Postar um comentário