"No que tange à dimensão da estrutura, o esquema “e”, anteriormente abordado, apresentar-se-ia incompleto, ou em um patamar inferior (P-1) aos esquemas que compõem a totalidade a qual pertence. Quando o processo de reflexionamento permite o salto desse esquema para um novo patamar (P), pode ocorrer um segundo processo que é o da reflexão. A totalidade de esquemas passa, então, a ser representada por A x B x C x D x E, sendo que “E” é o esquema “e” reconstruído. Dessa maneira, “e” torna-se um caso particular de “E”, uma vez que esse último amplia, em extensão e compreensão, o seu poder de assimilação, se comparado ao primeiro. Quando esse novo equilíbrio se constrói, surge a sensação de fechamento da estrutura e aquilo que a Gestalt popularizou com o termo insight, mas não se trata de uma organização súbita da percepção como queriam os gestaltistas e sim o resultado de um processo trabalhoso, baseado na ação do sujeito. "
No contexto escolar os exercícios podem representar uma atividade que favorece a aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, os mesmos devem ser contextualizados a fim de proporcionarem um envolvimento real do discente com essa atividade, permitindo um processo reflexivo por parte dos estudantes, reestruturando, então, seus esquemas. Logo, a partir da ação do sujeito, o processo de aprendizagem pode ocorrer através de construções e reconstruções dos saberes antigos, de um processo que envolve todos os esquemas, ao agregar novos conceitos aos antigos, ao reconstruir o conhecimento, ao transformar-se, permitindo alcancar um novo patamar e o equilíbrio.
Oi Sil,
Foste bem sintética na tua escrita. Traga tuas reflexões na aula.
JA
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