A utilização de exercícios em sala de aula pode ser considerada, segundo Silva (2008), como uma pedra angular de quase todas as atividades pedagógicas dos professores. Porém muitos professores acreditam que a aprendizagem através dos exercícios se dá pela repetição e não desafiando os alunos em uma atividade assimiladora. Na fala do estudante da entrevista 06 não se pode concluir se ele se sente desafiado quando realiza “muito trabalho” ou é levado a concluir que repetindo os exercícios alcança o aprendizado, pode-se pensar que este estudante esteja sendo levado a uma atividade cognitiva pela resistência que o objeto do exercício se configura para ele. Nesta experiência ele pode interagir com os exercícios e pela teoria da equilibração de Piaget (1975) alimente seus esquemas prévios e que este novo desafio possa acomodar seus esquemas à estas resistências impostas pelo objeto/exercício. Ótimo parágrafo. Apenas cuidado para não fazer frases muito extensas.
O professor de Ciências da entrevista 06 infelizmente não consegue perceber outra forma de ensinar seu conteúdo que não seja pela transmissão oral e a falta de laboratório representa para este professor uma impossibilidade de qualquer atividade diferenciada. Aparenta que algumas vezes os alunos participam durante a aula expositiva, mas provavelmente o desafio a ser feito para que eles interajam com a possibilidade de um reflexionamento sobre os assuntos abordados não ocorre. O professor utiliza “muitos exercícios” provavelmente não baseados na ação do sujeito num processo trabalhoso de assimilação e de construção de um novo equilíbrio. O professor deve compreender que o exercício precisa ser interessante ao aluno para que seja significativo e representem para este sujeito a possibilidade de um desafio e que o leve a compreensão daquilo que é proposto com os esquemas que ele já dispõe.E pergunto-me: se houvesse o laboratório as coisas seriam diferentes?
A utilização do ensino escolar através de exercícios na maioria dos casos advém da crença por parte dos professores de que a aprendizagem ocorre pela repetição. É necessário que os professores em formação discutam o conceito de que exercícios essencialmente repetitivos não são capazes de proporcionar aos alunos a possibilidade de que eles testem as suas hipóteses, pois da forma que é usado o exercício somente cumpre um requisito burocrático da atividade escolar. Discutir com os licenciandos a possibilidade da utilização de exercícios baseados na dimensão do desafio, responsável por fornecer feedbacks às hipóteses dos alunos e por uma atividade assimiladora.
Ok Cristina,
Vamos ver se na aula debatemos essa ideia de feedback.
Abraços,
JA
Nenhum comentário:
Postar um comentário