Geralmente, o processo de ensino esta baseado na apresentação dos conceitos, exposição de exemplos, seguida de vários exercícios que são vistos como uma forma de fixação dos conteúdos. Na pesquisa realizada por Silva (2008) podemos verificar, pelos relatos dos estudantes, que esses consideram os exercícios como a principal forma pela qual aprendem. Possivelmente, essa percepção possa ser explicada por ser a ação de resolver os exercícios um dos poucos momentos de atividade cognitiva do estudante durante as aulas. Segundo Piaget, aprendemos diante novas experiências, quando vemos ou ouvimos coisas novas, que geram a necessidade de adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que possuímos até esse momento. <- Bela frase. Piaget define esse processo como assimilação, onde na qual as estruturas prévias acomodam-se à nova situação. É importante que os exercícios sejam elaborados de forma a ser um desafio para o estudante. Em algumas situações o estudante não consegue assimilar diretamente os conceitos explorados em um exercício. Nesse caso, em que determinado esquema não é capaz de se acomodar aos desafios provocados, inicia-se um processo de inúmeras idas e vindas entre assimilação e acomodação. Quando o estudante começa a resolver uma serie de exercícios propostos pelo professor, pode no inicio encontrar certa dificuldade, por não conseguir encaixar determinado estímulo em um dos esquemas disponíveis, no entanto, quando parte para o próximo exercício envolve-se de uma forma diferente do que com o anterior, já conseguindo ir mais além, e assim, sucessivamente. O estudante já não é mais o mesmo, pois vai organizando o problema à medida que se autoorganiza. <- Esse é o suco do texto. Além disso, a satisfação de resolver o problema lhe causa uma sensação de segurança e prazer, garantindo-lhe um sentimento de domínio sobre aquilo que almeja aprender.<- Tomara que o Cesar também veja isso? ALO CESAR !!! Isso, provavelmente, explica a sensação desencadeada no estudante que o ato de resolver muitos exercícios o leva a aprender. Quando esse novo equilíbrio se constrói, surge a sensação de fechamento da estrutura e o resultado de um processo trabalhoso, baseado na ação do estudante. Daí a importância do professor elaborar exercícios que desafiem os estudantes de forma que esses possam, a cada passo, ir diferenciando os estímulos e ir adaptando-os a estrutura que já possuem até esse momento, levando ao processo de acomodação gerado pela modificação dos esquemas de assimilação.
Oi Suzi,
Bela escrita. Te apropriaste muito do texto. Super.
JA
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