segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A beleza de ser um eterno aprendiz...

Carla Crivellaro
Aprendizagem. Como se aprende? De onde vem o espaço para preencher o que deixamos querer saber? O exercício, ferramenta pedagógica nem sempre garante a possibilidade de aprender, de apreender. É formatado. Qualquer conteúdo se comporta no formato estabelecido permitindo a ação sem a repetição? <- Bah, que pergunta hein. O texto me remeteu a teoria ausubeliana, apesar dos conceitos de assimilação e acomodação serem diferentes para Piaget. A ação precisa ter significado. Paulo Freire preconiza em seu método que a certeza de que faz parte de sua tarefa docente não é apenas ensinar conteúdos, mas também ensinar a pensar certo. Dominar o objeto, produzir conhecimento a partir da objetividade. A Educação Ambiental é caracterizada pela diversidade de métodos, sendo uma área do conhecimento que perpassa todas as disciplinas. Busca olhar para a natureza com os olhos do coração, respeitar todas as formas de vida, saber como agir em relação ao meio ambiente para que as futuras gerações possam assistir o espetáculo da vida. É a forma de ação mais eficaz para mudança da visão e atitudes do homem para com seu meio ambiente (ecológico, social, histórico, ético e cultural). Esta mudança é capaz de gerar ações/soluções de harmonia.
Precisa trazer na sua prática a segurança e a sensação de prazer, de intervir com ações de solução. O estudo do meio, um dos principais recursos em Educação Ambiental, nos revela as potencialidades e fragilidades do ambiente, seja ele natural ou urbano, possibilitando captar informações sobre a sua dinâmica e as características peculiares que dão identidade a cada comunidade. É uma atividade que não encontramos nos livros. É perceber sensitivamente o espaço que queremos conhecer. E como desenvolvemos esses sentidos? É ver, olhar, cheirar, tatear, degustar, sentir e perceber o meio que nos cerca. É deixar fluir as sensações e pensar sobre o que essas percepções nos informam. É também refletir sobre como cada um pode contribuir para proporcionar um pouco mais de bem-estar para as pessoas e o lugar onde vive. O estudo do meio começa no momento em que a proposta de trabalho é elaborada e planejada; e não se esgota após sua execução, pois os resultados das visitas, saídas de campo, entrevistas e pesquisas podem ser sistematizados e avaliados, permitindo produção de conhecimentos por meio dessa vivência. São desafios. Deseja-se posicionamento, buscar na vida esse sentido, esse prazer funcional do exercício, que por si só é, faz ver e olhar.
O sujeito o faz pelo simples gozo de dominá-lo, dando uma exposição de sua competência.
Trecho 12


Bacana Carla,
JA

Um comentário:

  1. os sentidos podem ser desenvolvidos com atividades de sensibilização: meditações, obs, visualizaçõesm respirações, arte,,,

    ResponderExcluir