Entende-se que para que o sujeito aprenda alguma coisa “nova”, <- dois pontos é necessário que existam espaços vazios em seus conhecimentos. Através destas lacunas existentes, cria-se a intenção de enchê-las. Quem enche? Com isto, começa a completar os espaços vagos nestes conhecimentos já existentes em seus esquemas.
A técnica mais utilizada nas escolas é a fixação por exercícios. Estes exercícios permitem que o sujeito interaja com o objeto de forma parcial, desta forma acaba por gerar uma acomodação de seus esquemas. Desta forma acaba por criar uma nova estrutura.
SILVA(2008) nos trás (Z) uma expressão “A x B x C x D x e”, com ela podemos entender que “e” ainda é um esquema desta estrutura que precisa de organização. Esta estrutura esta apoiada no esquema em que se encontra “amarrada”. Com o auxilio dos exercícios trabalhados em sala de aula, poderá ser projetado a outro patamar.
Podemos pensar que existe também a possibilidade de um maior interesse em preencher estas lacunas se pensarmos que a novidade, em geral, mexe com nosso ego. <- o q seria o ego? Fazendo com que aumente o interesse pelo novo “conteúdo” a ser entendido. Então, quanto maior o esquema maior será o interesse por estas novidades. Deixando, ainda, mais complexo e considerável o conjunto de esquemas constituídos.
A busca por jogos que desenvolvam estas lacunas entre um conhecimento e outro (jogos conceituais), traz a tona a ideia de uma nova metodologia para o ensino da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para que possamos entender um pouco melhor cabe salientar que a ideia de um jogo conceitual é o que estrutura um conceito, onde os fatos acontecidos naquele jogo promovem a criação do conceito do conteúdo trabalhado. <- Nao conhecia esse conceito de jogo conceitual. Bem legal! Já os jogos procedimentais fazem com o aluno apenas entenda o procedimento que deve ser adotado para realizar determinada tarefa ou ação relacionada à aprendizagem.
Cabe ao professor, conseguir diferenciar estes jogos conceituais, que estimulam o desenvolvimento cognitivo da criança – dos que apenas buscam o entretenimento da criança, buscando apresentar as técnicas para realizar determinada ação – jogos procedimentais.
Parabéns pela organização adiantada da escrita. É isso aí.
JA
Parabéns pela organização adiantada da escrita. É isso aí.
JA
Nenhum comentário:
Postar um comentário