segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Cláudia - trecho 6

Os exercícios são muito utilizados em sala de aula, é uma estratégia do professor na busca da aprendizagem do aluno. Entretanto, muitas vezes os professores pecam por utilizarem dessa prática pedagógica apenas para memorização do aluno e não como um método para chegar à aprendizagem. Utilizar os exercícios com o objetivo de criar um desafio ao aluno, fazendo com que o interesse dele desperte (desperte, quer dizer que lá já estava?) e ele tenha prazer ao resolvê-lo, é o grande segredo para o uso dessa prática. Porém como o próprio texto coloca não é todo o exercício ou atividade que permite essa experimentação de desafio. Será necessário que o professor elabore esses exercícios de tal forma que os alunos sintam-se desafiados e dispostos a completar a tarefa recebida, ou seja, o estudante quando recebe os exercícios passados pelo professor, tem que sentir-se desafiado, estimulado (qual a diferença entre estímulo e resposta?) a querer responde-los, pois só assim ele terá o sentimento de conquista assim que terminá-los. Citando o texto ele terá o sentimento de sucesso, passando a acreditar que controla os desafios.

Acredito que hoje essa prática não vem sendo utilizada nas escolas com o objetivo de explorar o potencial do aluno, mas sim simplesmente fazer com que este aluno memorize. Muitas vezes nos professores esquecemos de contextualizar os conteúdos, de utilizar os conhecimentos prévios que esses alunos trazem, simplesmente seguimos aquela lista de conteúdos programáticos, cumprindo todos os requisitos e aplicando listas de exercícios que muitas vezes não fazem sentindo nenhum para o nosso aluno, já para o mundo dele aquilo está longe da realidade.

Outro fator em relação aos exercícios é que eles estão muito presentes e enraizados em nossas vidas escolares, tanto para os professores como para os alunos, que na sua maioria acham que estão aprendendo se realizam vários exercícios de repetição. Essa idéia também faz parte dos discursos dos pais que muitas vezes vão a escola cobrar do professor os famosos questionários, a lista de exercício para que ele possa responder com o filho e depois tomar esses exercícios em casa.claríssimo esse parágrafo.

Esse assunto é muito pertinente para podermos iniciarmos uma discussão de que tipo de escola nos queremos, uma que nos ensine a memorizar a decorar ou aquela que nos ajude a pensar, a superar nossos desafios e limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário