domingo, 7 de novembro de 2010

Respostas - Silvana para Daniel

Desculpe o atraso... mas é melhor tarde do que nunca... ;) :P

1) Segundo o texto apresentado, “o ensino da geometria plana é muitas vezes desprovido de sentido. Os professores optam por práticas pedagógicas fundamentadas em algoritmos, sem preocupar-se com os processos mentais.” Achas que no ensino superior da matemática, que tens experiência docente isto ocorre também?

Sim. Ainda na atualidade, na maioria das disciplinas ligadas ao departamento de matemática de um curso superior os conteúdos conceituais são apresentados sem nenhuma contextualização, sendo na maioria das vezes baseados numa educação tecnicista. Observo que existem professores que estão tentando mudar este modelo de ensinar, contudo ainda são poucos. E os que tentam? Para onde estarão indo?

2) Seu projeto trata-se da utilização de Computação ubíqua que tem como objetivo tornar a interação pessoa-máquina invisível, ou seja, integrar a informática com as ações e comportamentos naturais das pessoas. De que maneira achas que o texto contribuiria para o seu projeto?

Acredito que ele foi muito importante para identificar como as pessoas podem ter um processo de aprendizagem
completamente diferente, e que nós, professores, precisamos estar cientes disso ao prepararmos nossas aulas. Destaco que o problema apresentado no texto é bastante simples, contudo foi possível identificar diversos padrões de significação bem diferentes. humm, fiquei curioso pela temática da tua tese, mas tua resposta foi evasiva.

3) O texto afirma que “mesmo quando o sujeito domina o calculo com relativa facilidade isso não é garantia de que compreende ou que possa vir a compreender as relações envolvidas.” Concordas? Concordas parcialmente? Discordas? Comente a sua resposta.

Sim, concordo. Nem sempre a memorização de um conceito significa que o aluno compreendeu o mesmo. Nesse sentido, considero que não há de verdade uma aprendizagem significativa, pois o discente não consegue aplicar e reconstruir (adpatar) o seu conhecimento a um problema real.

4) No caso de pessoas adultas, achas que os modelos de significação são bem diferentes? Ou achas que eles seguem um determinado padrão? Comente a sua resposta

Não apenas para adultos. Acho que existem vários modelos de significação. Depende do contexto e dos conhecimentos prévios de cada um. Todos somos diferentes. Porém, podemos perceber que para determinados estímulos, muitos respondem de maneira similar. Assim, acredito que dependendo do grupo que fomos trabalharmos, existirão, sim, processos de aprendizagens diferentes. Veja que tua menção a relação estímulo - resposta foge para outra linah teórica, diferente do texto proposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário